Primeira coisa que configuro em um Mac novo

Sempre que preciso configurar um Mac, seja novo ou instalação do zero de sistema operacional, a primeira coisa que faço é criar 2 usuários: um Admin e um Padrão, com meu nome para o uso no dia a dia.

Este usuário Admin configuro ele como Adminstrador do sistema, e com uma senha forte e diferente dos outros usuários.
Já o usuário normal, confuguro com Padrão, que é um usuário sem poderes adminstrativos no sistema, limitado a somente fazer alguns ajustes e acessos.

Qual o motivo de fazer isso?

Existem várias vantagens, desde que você sempre utilize o usuário padrão no dia a dia:
– Para instalar qualquer programa novo, é necessário autorizar colocando a senha do usuário Admin, pois somente ele pode fazer instalação de programas. Isso ajuda um monte em impedir a instalação de vírus, malwares, etc. Automaticamente já vira um poderoso filtro para não deixar entrar coisas ruins no seu Mac.
– Qualquer erro que você tentar fazer, como por exemplo deletar arquivos do sistema, não será possível dar prosseguimento sem entrar senha do Admin.
– Caso você compartilhe o seu Mac com outras pessoas, isso ajuda também em essas pessoas não instalarem o que não devem.
– Somente um usuário administrador pode autorizar uma conta com Controles Parentais, e isso é muito bom caso menores de idade utilizem o Mac.
– Usuários Admin podem resetar senhas de todos os outros usuários, caso alguém esqueça.

Mas lembre-se que caso você adote essa tática de instalar esse usuário Admin, este deverá ser o primeiro criado na hora da instalação, pois o primeiro sempre é administrador, e os demais podem ser configurados como padrão (ou adminstradores caso seja necessário, mas não aconselhável).

Deixe uma resposta